sábado, 28 de março de 2009

Matéria AN 28/03 2009

Sob nova direção

NOVA DIRETORIA DA AJOTE ASSUME O GALPÃO DE TEATRO COM A AGENDA DOS FINAIS DE SEMANA CHEIA ATÉ DEZEMBRO

A partir de segunda-feira, a porta vermelha do Galpão da Associação Joinvilense de Teatro (Ajote) terá nova administração. No local símbolo do fortalecimento dos teatreiros da cidade, a nova diretoria da entidade será apresentada para a classe artística e à comunidade num cenário bem mais receptivo do que aquele em 2001, quando o grupo começou suas reuniões quase na marginalidade.

O diretor Amarildo de Almeida, da La Trama Companhia Teatral, ocupa a vaga na presidência que era de Silvestre Ferreira, atual presidente da Fundação Cultural de Joinville (FCJ). A nova diretoria já tem um grande desafio pela frente: após 20 anos de espera, Joinville sedia em maio o Festival Catarinense de Teatro (Fecate). A Ajote será responsável pela bilheteria, produção e hospedagem dos artistas e produtores. Além do evento, um fato inédito: a agenda de espetáculos no final de semana está preenchida até dezembro. “Essa é a grande virada. Temos agora um movimento artístico constante na cidade, o público tem certeza de que há alguma peça em cartaz”, comemora o produtor do Galpão, Muriel Szymczak.

O projeto de manutenção e promoção do galpão, contemplado no Mecenato, prevê ainda a vinda de quatro grupos convidados até julho.

O primeiro será a Companhia Mútua Teatro & Animação, de Itajaí, que traz “A Caixa” em 17 de abril. No encontro de segunda-feira também será anunciado oficialmente a data do Cena 6, a mostra joinvilense de teatro, que ocorrerá entre os dias 16 e 21 de junho.

“Com essa demanda há divulgação da produção cultural de Joinville. Hoje temos o apoio de empresas, bares, restaurantes e hotéis. Os empresários estão começando a enxergar essa realidade”, analisa Muriel.

A lista de prioridades para 2009 continua. A reforma da estrutura física do galpão é desejo antigo dos grupos – apesar das inúmeras adequações feitas nos últimos anos, como colocação de arquibancadas e aquisição de equipamentos de som e iluminação, ainda há detalhes técnicos a serem resolvidos. A falta de um sistema de refrigeração, a acústica e o desconforto das cadeiras estão entre as melhorias previstas.

A Ajote quer ainda expandir suas atividades para fora dos palcos oficiais, com apresentações em bairros. Para isso, o presidente Amarildo de Almeida busca estabelecer novos espaços. Com esse aumento nas apresentações, os teatreiros sonham com um futuro mais promissor. Hoje são poucos os atores, diretores e produtores que conseguem se sustentar somente com os ganhos financeiros da vida artística.

OS NOVOS

Presidente Amarildo de Almeira (La Trama Companhia Teatral)

Vice-presidente Samuel Kühn (Atos Teatro)

Tesoureiro Marcelo Mello (GT Belas Artes)

Vice-tesoureiro Alex Maciel (GT Belas Artes)

Produtor do Galpão Muriel Szymczak (Roca Arte Produções)

Conselheiro fiscal Eduardo Campos (Dionisos Teatro)

Conselheiro Hélio Muniz (Dionisos Teatro)

Secretária Daniele Pamplona (Faunos Cia. de Teatro)

Secretária Daiane Dordete (Faunos Cia. de Teatro)

edson.burg@an.com.br

EDSON BURG | JOINVILLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário